Derby é Derby, mas Matosinhos é e sempre será LEIXÕES!
Quase 20 anos depois do último jogo oficial entre estes 2 históricos clubes, Leixões e Leça voltaram-se a encontrar ontem à tarde no Estádio do Mar, em jogo da 2ª eliminatória da Taça de Portugal.
O derby, que prometia ser intenso, depois de o Leça FC ter rejeitado o pedido de adiamento deste jogo por parte do Leixões, começou com a equipa do Mar praticamente a fazer golo. Aos 5 minutos de jogo, Pedras marcava o primeiro do jogo, na conversão de uma grande penalidade, e dava o mote para o festival da Máfia Vermelha.
Fruto duma primeira parte "durinha", o Leixões ficou reduzido a 10 elementos por expulsão de Gonçalo Graça, que travou um ataque Leceiro já perto da área Matosinhense, mas nem em superioridade numérica a equipa forasteira foi capaz de criar perigo.
Aliás, foi com 10 elementos que o Leixões teve a melhor chance de aumentar o placar. Pedras, aos 44 minutos, arranca uma nova grande penalidade à defensiva do Leça, o que originou a expulsão do defesa João Dias, por acumulação de amarelos. Porém, na conversão, Zé Pedro, chamado a bater, não conseguiu enganar o Guarda-Redes Leceiro.
Com 1-0 se foi para o descanso, mas logo no recomeço, Kizito (que grande estreia deste jovem Ugandês) aumentou a vantagem da equipa da casa, que até então, era algo escassa, face às oportunidades criadas.
Pouco depois, o Leixões marcou novamente, e mais uma vez por Pedras, após cruzamento da esquerda de Patrão. Começava a cheirar a goleada no Estádio do Mar, que por pouco não aumentou o placar aos 60 minutos, depois de uma excelente jogada individual de Luís Silva. Seria um justo prémio para o jovem médio Leixonense.
Ouviam-se "Olé's" no Estádio do Mar, o público gostava da exibição da equipa do Leixões, que com a vitória no bolso, tirou o pé do acelerador, já a pensar no encontro de Quarta-Feira com o Setúbal, e o aparente desleixo dos Homens do Mar, valeu o tento de honra à equipa Leceira. Golo este que foi apontado por Diogo Pedras, sobrinho do nosso jogador Sérgio Pedras.
O Leça que ainda enviou uma bola à trave, também pelo jovem Diogo Pedras, levou a maxadada final aos 86 minutos, num excelente remate de Zé Pedro, na execução de um livre.
Ficou patente a diferença entre os 2 clubes, dentro e fora das quatro linhas.
O Mágico Leixões está, não um, mas sim dois degraus acima deste pequeno rival, que teve ontem o dia mais feliz dos seus últimos anos.
Adeus até um dia!
Resta-nos esperar pelo sorteio da próxima eliminatória, que irá ocorrer em breve, e esperar que haja novamente festa da Taça, com o Leixões a enfrentar outros rivais...
1 comentário:
Queremos o vitória !
Salsa
Enviar um comentário