A equipa orientada por Horácio Gonçalves sofreu a segunda derrota no campeonato, num jogo em que o árbitro da partida foi novamente preponderante para o desfecho final. O verme Bruno Paixão, que nutre um ódio inexplicável ao Leixões SC, voltou a fazer das suas, e só faltou mesmo vestir o equipamento do Santa Clara.
Infelizmente, estamos mais que habituados a este tipo de situações, e no jogo de Sábado, voltamos a ser fortemente prejudicados por um árbitro que em nada dignifica o futebol nacional, como se pode comprovar na recente despromoção da categoria de internacional deste árbitro "amador".
Aos 15 minutos de jogo, e sem ninguém perceber o porquê, Kizito é expulso, numa disputa de bola a meio-campo, por pretenso jogo perigoso do jogador Açoriano. A haver falta, seria a favor do Leixões, isto porque o atleta do Santa Clara resolveu colocar a cabeça, onde geralmente se joga com os pés. Os próprios jogadores da equipa da casa ficaram surpreendidos com a decisão da equipa de arbitragem, numa altura em que já recuavam no terreno, para defender a suposta falta que pensavam ter sido assinalada contra o Santa Clara!!A partir desse momento, o Leixões teve que alterar a sua forma de jogar. A equipa da casa fez-se valer da vantagem numérica para conseguir um evidentemente domínio no encontro, e ao Leixões, valeu o Guarda-Redes Rui Sacramento, que por mais que uma ocasião salvou o golo.
Na segunda parte do encontro, vieram os golos. Em apenas 2 minutos, a equipa da casa faz dois golos (56' e 58'), o que deixava os jogadores do Leixões sem reacção, e 10 minutos volvidos, fazia o terceiro do encontro.
Com o resultado em 3-0, a equipa de Matosinhos conseguiu reorganizar-se, e conseguiu mesmo marcar, através de Sequeira, na sequência de um livre directo em zona frontal, porém, o golo do defesa Leixonense não foi suficiente para evitar a derrota.
Declarações do treinador Horácio Gonçalves: "É lamentável que um treinador, no intervalo de um jogo, tenha de pedir aos seus jogadores para terem muito cuidado para não serem expulsos. A época passada, na Madeira, num jogo apitado por este árbitro, acabámos com 8 jogadores. Hoje íamos pelo mesmo caminho. O árbitro expulsou o Kizito numa falta a nosso favor e, antes do intervalo, mostrou amarelos aos nossos dois médios (Luís Silva e Patrão) em faltas iguais a outras cometidas por jogadores do Santa Clara que não mereceram qualquer cartão. O futebol deve ser construtivo e não destrutivo. Hoje, a nossa preocupação foi que a nossa Equipa não fosse destruída outra vez."