domingo, junho 26, 2011

Leixões, que futuro?

O início dos trabalhos para a nova época aproxima-se, e com ele um mar de incertezas e indefinições.
Instabilidade Directiva, Dívidas ao Fisco e à Segurança Social (o que impossibilita a inscrição da equipa), Dificuldades estruturais...

No obstante a falta de militância, a inquietação dos simpatizantes é grande, ora nas tertúlias de cafés matosinhenses, ora na rua, passando inevitávelmente pela Praia, o Leixões está na "boca" de todos, os que sentem e sofrem por este clube secular, que tantas alegrias (lendárias e imortalizadas) nos deu, e que certamente nos continuará a dar
  • Será que vamos competir na Liga de Honra?
  • Será que vamos ter uma equipa de miúdos aguerrida e combativa que nos garanta a manutenção? (o Varzim tentou e não conseguiu!)
  • Será que o Santana vai mesmo ser uma realidade?
  • Será que o Clube se vai aproximar da Cidade e suas Gentes?
  • Será que vai aparecer um novo Profeta, para comandar os destinos da nossa nau?
  • Será que vamos seguir as pisadas do Salgueiros?
  • Será verdade que somos o Clube, que mais devemos às Finanças?
  • Será que o dinheiro proveniente da Municipalização (isto se o tribunal de Contas, der parecer positivo), vai liquidar todas as nossas dívidas?
  • O que foi feito com o dinheiro proveniente da Sport TV, Cepsa, Mar à Mesa, e da venda de jogadores (Beto, Brian Angulo, Jorge Gonçalves, Wesley, China, Filipe Oliveira...)?
Muitas outras questões são apregoadas e poderiam ser colocadas a quem de direito, mas o certo é que este vasto leque de questões preocupa e mói os leixonenses.
Muita gente fala e critica a gestão de C. Oliveira, porém ninguém se predispôs a assumir o comando do nosso Clube.
Independentemente de quem fique ao leme do Mágico, é imperioso romper de vez com o passado, e:
  1. Criar uma equipa/estrutura forte, profissional e competente, que pense, viva e sinta o Leixões;
  2. Dotar o clube de boas instalações que possibilitem o desenvolvimento e a formação dos nossos jovens;
  3. Apostar numa boa equipa de psicólogos, para acompanharem, compreenderem e aconselharem os nossos jovens, no intuito, de os tornarem mentalmente mais fortes;
  4. Refazer a política desportiva do LSC, valorizando os nossos ativos, e simultaneamente criando um gabinete de prospeção, que vise fundamentalmente, observar e captar talentos de divisões secundárias.
  5. Apostar numa equipa de Marketing profissional, dotando-a de condições mínimas necessárias que garantam a obtenção de resultados.
  6. Aproximar o Clube à Cidade e suas gentes, através de uma política de valorização dos associados, e desenvolvendo campanhas/iniciativas que visem trazer gente ao estádio. Campanhas que se deverão estender a todas as freguesias do nosso Concelho.
Nos últimos dias, estamos a ser bombardeados por noticias no Blog Leixões (que cita notícias veiculadas em diversos orgãos de counicação social), fazendo alusão a hipotéticas contratações do Leixões (não sei se alguns dos nomes falados são encomendados), mas não fazem grande sentido, quando o Leixões necessita de se se conter, e apresentar um orçamento rigoroso e criterioso - dentro das reais possibilidades do Clube.
Elvis e Roberto têm um salário proibitivo para os nossos cofres. Na nossa perspectiva o salário de um jogador não deveria ultrapassar os 2000 euros! Fala-se no empréstimo de Pedro Queirós? sinceramente é absurdo, tendo em conta que temos o Paulinho e o Sony!.
Guerra, Zé Manel, Filipe Gonçalves, Zé Manuel entre outros ... não questionamos o valor e o caráter destes jogadores, mas ainda ontem fomos confrontados com uma notícia que dava conta da contratação de André Simões por parte do St. Clara. Jogador formado no nosso clube, com um potencial enorme e com somente 21 anos de idade.
Diego Mourão, já rubricou vínculo com o nosso clube, mas é importante dizer que já esteve nas cogitações do Leixões em Dezembro último, mas o Mister Inácio não o quis! Concomitantemente é por esta e por outras notícias semelhantes, que defendemos uma estrutura profissional que pense nos interesses do Leixões e não nos interesses pessoais de treinador X ou empresário Y.

Para uns, o Leixões é simplesmente um Clube, PARA NÓS É TUDO!
Prometemos estar atentos e ativos! O Leixões vive dentro de nós, pelo que, jamais nos demitiremos do nosso papel:
 APOIAR E LUTAR PELO MÁGICO...ATÉ AO ÚLTIMO PEIXEIRO!